Clube

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

RECORDAR: LECAS

João Manuel Ferreira Pereira, o Lecas fez a sua formação no Portimonense e representou a nossa equipa durante 11 épocas como sénior nas décadas de 60 e 70.

Lecas, chegou à equipa sénior na época de 1963/64 fazendo parte do plantel até 1965/66. Em 1966 a cumprir serviço militar em Tomar obrigou-o a uma paragem na sua carreira em Portimão, reaparecendo no União de Tomar onde permaneceu duas temporadas, a primeira em 1967/68 ajudando o clube a subir à primeira divisão e depois em 1968/69 na 1ª Divisão. Regressou a Portimão e ao Portimonense na época de 1969/70 onde permaneceu mais 8 temporadas e acabaria aqui a sua carreira como jogador.

Também no Portimonense fez história fazendo parte da equipa que pela primeira vez subiu à divisão principal e fazendo no ano seguinte também parte da equipa que pela primeira vez actuou na 1ª Divisão.

Durante a sua carreira, fez todas as posições no corredor esquerdo, tendo começado como avançado, foi com o passar do tempo recuando emprestando sempre toda a sua raça e velocidade às ofensivas da equipa, foi geralmente um jogador decisivo, em especial na famosa subida do Portimonense à 1ª Divisão.

Durante a sua carreira marcou muitos golos, e foi sempre no grupo de trabalho quando as coisas "apertavam", uma espécie de o Lecas resolve...

Na época de 1965/1966 fez parte da equipa do Portimonense que pela primeira vez jogou contra o Benfica em jogos oficiais.

Nas 2 fotos em baixo, é o jogador que tem sempre a bola a seus pés.

Foi nos oitavos de final da Taça de Portugal na época realizada a duas mãos e que o Portimonense no primeiro jogo em casa quase espantou o meio futebolistico nacional ao chegar a estar a vencer o então Campeão Europeu por 2-0, num jogo que acabaria empatado a 2-2.

Na segunda mão no Estádio da Luz e perante o seu publico, o Benfica não deu grandes hipóteses aos nossos rapazes e goleou por 5-1, numa partida em que Eusébio foi o homem do jogo marcando 4 golos.

Lecas,o 2º em baixo, da esquerda para a direita, numa equipa do Portimonense em 71/72

Lecas na lista dos melhores jogadores do Portimonense.

Recorte retirado do jornal "O Comercio de Portimão" de 72/73

Lecas, o 4º em cima, da esquerda para a direita, na equipa que em 75/76 conseguiu o feito da primeira subida do Portimonense á 1ª Divisão. Lecas nesta temporada, fez 36 jogos e 2 golos.

Época 1975/66

Naquela que seria a ultima temporada da sua carreira como jogador de futebol, actuou em 9 jogos na estreia do Portimonense na 1ª Divisão e foi titular em dois marcos importantes do clube nesta competição, no primeiro jogo de sempre do Portimonense na 1ª Divisão, derrota nas Antas contra o FC do Porto (0-3) e no primeiro jogo em Portimão na 1ª Divisão (vitória ao Atlético por 3-0).

Depois de terminada a carreira como futebolista, continuou ligado ao futebol agora como treinador.

Lecas, o 1º em cima, do lado esquerdo, treinador dos juniores do Portimonense que em 1978/79 jogaram pela primeira vez  na 1ªDivisão Nacional neste escalão.

Em 2011 fez parte da Lista B liderada por Fernando Rocha que venceu as eleições do clube.

Aqui fica a homenagem ao «nosso» que Lecas faleceu em Maio de 2013... ATÉ SEMPRE...

 

JOGADORES/PLANTEL/STAFF: Clube

Lecas

Nome: João Manuel Ferreira Pereira
Nacionalidade: Português
Nasceu: 22-10-1944
Faleceu: 29-05-2013
1961/1962: Júnior
1962/1963: Júnior
Mais informação
algarvalentejo.blogspot.pt

FOTOS

Deixe um comentário em baixo pelo Facebook ou envie para arquivos@portimonense.pt