Clube


PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

Foto de 1919 e a origem do emblema e do equipamento do clube

Nesta foto podemos observar duas curiosidades:

1)  Na bola temos a inscrição 16-11-919 e P.S.C. em letras grandes

 

2) Nesta fotografia, sem duvida um dos primeiros registos de uma equipa do Portimonense, todos os jogadores alinham de jersey branco (faltam ainda as tradicionais listas pretas verticais)  e um atleta em baixo à esquerda, o próprio Amadeu Andrade, fundador e sócio nº 1, exibe no peito um emblema pouco conhecido e que terá sido possivelmente o primeiro do clube.

Sem certezas e sem se saber ao certo o que os simbolos significavam, aqui fica o registo deste emblema que surge diversas vezes nos primeiros anos do Portimonense.

Em 1925, onze anos após a sua fundação, os estatutos foram finalmente aprovados e o emblema passou a ser claramente referenciado através de: uma águia sobre um escudo, nas cores representativas do clube, com as iniciais PSC ao centro, entrelaçadas.

Possivelmente esta seria a versão a cores

 

Ficou ainda estabelecido como equipamento, a camisola às riscas em preto e branco, colarinho e punho pretos, o emblema do clube, calção branco e meias pretas com canhão preto e branco e, como uniforme, calça branca, casaco às listas verticais pretas e brancas com dois bolsos baixos e um alto, no lado esquerdo, com o emblema, boné preto e branco com o emblema sobre a pala."

(esta foto tirada no mesmo local da anterior, será de 1925... 1926)

Webgrafia:
www.facebook.com
      Mais artigos de 1919/1920
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
2231