Ficha de jogo da Final «criada» pelo Ministro da Educação para resolver o acesso à I Divisão nesta época depois de um escândalo de corrupção que manchou a fase de apuramento.
No grupo que decidia a subida, Oriental e Famalicão foram afastados por alegada viciação do resultado, com o grupo a ficar reduzido a duas equipas, Portimonense e Académica.
Antes de tomada uma decisão final sobre o caso, Portimonense e Académica ainda se defrontaram em Portimão, com os Alvinegros a vencer por 2-0.
Face à conjetura dos acontecimentos e dos resultados entre estas duas equipas para defenir o vencedor do grupo e a subida à I Divisão e com os alvinegros em vantagem (derrota por 1-0 e vitória por 2-0), alguns jornais da época ainda anunciaram a subida do Portimonense ao primeiro escalão.
Não foi essa a leitura ministro que tutelava o desporto na altura e que decidiu que deveria ser efectuada uma finalissima entre as duas formações, em campo neutro.
O duelo realizou-se em Lisboa, a 5 de Junho de 1949, no Lumiar, sob a direcção do árbitro Oliveira Machado (Lisboa), em que a Académica ganhou, por 2-1.
Não foi a primeira vez que o Portimonense disputou uma Fase Final (1945/46 e 1947/48) mas esta foi a primeira em que esteve a um passo a subir à Primeira Divisão.
Nesta época o Portimonense ainda teve mais uma oportunidade de subir pela primeira vez à Primeira Divisão.
Restava ainda uma última oportunidade ao Portimonense para ascender à I Divisão, pois disputaria uma semana depois a «liguilla» de acesso ao escalão superior com o Lusitano de Vila Real de Santo António, que ficara em penúltimo no escalão principal.
Nova derrota, pela mesma marca (2-1), com golos de Granadeiro, para os alvi-negros, e Germano e Almeida, para os vilarealenses, num jogo disputado em Faro.