Futebol Sal��o

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

Resumo

O Futebol de Salão terá surgido no Portimonense pela mão de Fernando Cabrita, treinador/jogador do futebol de onze, que após a sua chegada em 1959 e vendo as carências do clube ao nível da formação (nessa altura existiam apenas os escalões de seniores e juniores) tentou implantar um projecto de fomento das camadas mais jovens, de onde sairiam jogadores para mais tarde "alimentar" os dois escalões superiores.

O futebol de salão, bastante popular nesse tempo, que requeria menos jogadores e menos espaço de jogo terá sido a solução encontrada aproveitando o antigo ringue nas traseiras da bancada de sócios, para incentivar os miúdos a começaram a dar os seus primeiros toques na bola sob orientação de treinadores ou jogadores  mais experientes como o Celestino que viria a ser uma das referências dos alvinegros na década de 60.

Esta terá sido por isso a primeira "escola de futebol" do Portimonense na qual todos os atletas até aos 15 anos (pelo menos no inicio da atividade), independentemente da sua idade eram sempre considerados do mesmo escalão, "INFANTIS", depois com 16 e 17 anos, passavam a juniores no futebol de 11.

Possivelmente com o evoluir do tempo terão começado a aparecer diversos escalões nesta modalidade mas ainda não temos dados que o confirmem.

Recorde-se que o primeiro campeonato de Juvenis (futebol de onze) a nível nacional surgiu em 62/63, mas no Portimonense esse escalão de formação apareceu apenas oito anos depois em  70/71, pelo que durante toda a década de 60, o Futebol de Salão no velho ringue terá sido mesmo a única escola de futebol para os atletas até aos 15 anos.

Parece que durante a sua existência como secção do clube, esta nunca entrou em competições oficiais, apenas e somente em torneios particulares organizados pelas diversas agremiações desportivas da época.

Também não é certo que esta secção tenha tido atividade durante toda a década de 60, mas conforme mostra o documento enviado pelo Imortal de Albufeira, em Agosto de 1970 por esta altura tínhamos pelo menos mais que um escalão nesta modalidade.

O aparecimento no inicio da década de 70 dos escalões de formação em Iniciados e Juvenis de futebol de 11, foi ao que parece o fim desta modalidade no clube.

Agradecimentos ao Miguel Luis pelas informações trocadas e ao Sr. Joaquim Prudêncio que proporcionou o mote para desenvolver este artigo e que nos enviou o cartão que o clube lhe deu quando em 1959 (ou 1960?) começou a jogar Futebol de Salão nos Infantis do Portimonense sob a orientação do Celestino.

 

 

Partilhado em:
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
421