Hóquei em Patins

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

Resumo

Sabe-se que a modalidade, teve inicio em 1950, e que durou na altura dois ou três anos e que foi reativada em 1983, tendo desaparecido pouco depois.

 Pode ler-se o seguinte sobre o Hóquei em Patins no livro do Portimonense "1914/2003 - 89 Anos de História" de Armando Alves:

"O Portimonense também se dedicou á prática do hóquei em patins, coincidindo a aposta nessa modalidade com o acabamento das obras do ringue, inaugurado em Setembro de 1950, com um jogo entre o Lisboa e Faro e o Farense, depois de um discurso empolgado de António Hilário de Paula júnior. 

Martinho Mergulhão, Antonio César da Silva, Deodato Guerreiro e Joaquim Grade foram os primeiros dirigentes da secção, seguindo-se-lhes António Júdice Magalháes Barros, mas muito antes disso já muitos jovens portimonenses patinavam, na rua Maria Luisa, inspirados pelas imagens da campeã do mundo Sónia Henin vistas no cinema e aproveitando um par de patins de Luís Bordas.

As sessões no ringue incluíam corridas, patinagem artística (há relatos das "impecáveis filigranagens artísticas" da patinadora algarvia Maria Eduarda) e hóquei em patins.

Num dos primeiros jogos do Portimonense, uma equipa constituida por Camarinha, António José, António César da Silva, Eugénio Pereira, Frutuoso Silva e Barradas Júnior bateu o Lisboa e Faro, por 7-2, com quatro golos de Eugénio Pereira e trés de António César da Silva.

Em 25 e 26 de Agosto actuou em Portimáo uma equipa denominada "Núcleo Óquista", da qual faziam parte os consagrados Olivério Serpa, Gastáo Silva, Alvaro Lopes, Germano Magalháes, Leonel Costa, Júlio Sanches e Sidónio Serpa, defrontou o Portimonense, em sessões vividas com grande entusiasmo (ao ponto de haver mesas e cadeiras marcadas) e seguidas de baile. Edith Cruz, renomada patinadora, também marcou presença. Os visitantes ganharam, por 2- 1 e 6-0.

O Portimonense chegou a defrontar muitas das melhores equipas do país, mas sem alcançar resultados muito significativos, e, aos poucos, o entusiasmo esmoreceu. A secção de hóquei em patins foi reactivada em 1983, com o novo ciclo a ser bem curto."

Deixe um comentário em baixo pelo Facebook ou envie para arquivos@portimonense.pt