O Olhanense, consegue a primeira vitória no campeonato de Portugal de uma equipa não grande, a equipa algarvia foi-se impondo no caminho para a final, onde apenas teve problemas na 1.ª eliminatória, frente ao surpreendente campeão de Lisboa, Vitória Setúbal.
Na final da competição enfrentou o FC Porto, vencedor da primeira edição, impondo-se com uma vitória histórica por 4-2, numa final disputada no Estádio do Campo Grande, em Lisboa, sob o olhar atento do algarvio Manuel Teixeira Gomes, Presidente da República nesse ano.
Manuel Teixeira Gomes fez questão, no final do jogo, de entregar as medalhas de Campeão de Portugal aos vencedores, com a equipa mais tarde a 22 de Outubro do mesmo ano, a receber um Louvor pelo Governo da Nação.
Nesta terceira edição, houve mais três associações que se inscreveram na prova:
A Liga Tomarense (com curta existência, para dar lugar à Associação de Santarém), Portalegre (que apesar de ser a 3ª associação a ser criada a nível nacional, esteve inativa alguns anos) e Viana do Castelo.
Em Lisboa e nos mesmos moldes do que aconteceu no Algarve, o Casa Pia vencedor da 1.ª Divisão e Vit. Setúbal, primeiro classificado da 2.ª Divisão disputaram o título do Campeonato Distrital de Lisboa, com o Vit. Setubal a vencer a final por 3-1, tornando-se surpreendentemente o Campeão de Lisboa pela 1.ª vez, conquistando um lugar na disputa do 3.º Campeonato Nacional e arredando da disputa desta competição nacional equipas como o Benfica, Sporting e Belenenses e o Casa Pia que vencera o grupo da 1.ª Divisão frente às principais equipas de Lisboa.
Campeões Regionais, apurados para o Campeonato de Portugal:
Vit. Setúbal - (LISBOA)
SC Vianense (VIANA DO CASTELO)
SC Olhanense (ALGARVE)
SC Braga (BRAGA)
CS Marítimo (FUNCHAL)
FC Porto (PORTO)
Academica de Coimbra (COIMBRA)
SC Tomar (LIGA TOMARENSE)
União Portalegrense (PORTALEGRE - seleção de jogadores de vários clubes da cidade)
1.ª eliminatória
FC Porto 3 - A Académica de Coimbra 2
SC Olhanense 1 - Vit. Setúbal 0
SC Tomar 9 - Sport Portalegre 0
SC Vianense 2 - SC Braga 0
2.ª eliminatória (Continente / Madeira)
SC Olhanense 5 - CS Marítimo 1
1/2 final
FC Porto 3 - SC Vianense 1
SC Olhanense 6- SC Tomar 0
Final
(Campo Grande em Lisboa , 8/06/1924)
SC Olhanense 4 - FC Porto 2
CAMPEÃO DE PORTUGAL
Olhanense