Numa época de transição no modelo de competições da FP de Futebol, o Portimonense acabou o Distrital em terceiro lugar atrás do Campeão Olhanense e do Lusitano de VRSA, garantido, no entanto o acesso à disputa da fase de grupos da Segunda Divisão Nacional a qual terminou em segundo lugar, mais uma vez atrás do Lusitano numa luta intensa até às últimas duas jornadas.
COMPETIÇÕES
DISTRITAL ALGARVE
26º Campeonato Distrital
1ª Divisão
2ª Divisão
Barlavento
Sotavento
Final
Eliminatória de subida/manutenção
Jogos de apuramento
Campeonato Distrital de Juniores
Grupos
Finais
NACIONAIS
Primeira Divisão (9ª Edição)
Campeonato
Segunda Divisão (9ª Edição)
Fase de Grupos
Eliminatórias
Final em grupo de 4 equipas
Jogo de Passagem
Eliminatória
Campeonato Nacional de Juniores (Belenenses vencedor)
A época 1946/1947 marcou uma nova era no futebol português.
Pela última vez, as equipas puderam qualificar-se para a Primeira Divisão Nacional pelos respetivos distritais.
Os 12 apurados desta época pelos distritais a que se juntaram Estoril e Famalicão já apurados da época anterior via 2.ª Divisão passaram a disputar um campeonato principal, em que no final, só o último (ou também o penúltimo), é que deixava de disputar o Campeonato Nacional da 1º Divisão na época seguinte em troca do(s) melhore(s) classificado(s) da 2ª Divisão Nacional da presente temporada.
A partir da época seguinte, o acesso à Primeira divisão só podia ser através da Segunda Divisão e os Campeonatos Distritais passavam a dar acesso, esta época à 2ª Divisão e depois apenas à nova 3ª Divisão Nacional.
Este modelo pretendia fazer com que as melhores equipas estivessem sempre presentes no escalão principal da época seguinte e dar mais aliciante ao campeonato da 2ª Divisão Nacional.
CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES
Sem dados sobre os resultados, o Olhanense repetiu o título da época anterior e no Campeonato Nacional da categoria foi eliminado pelo Belenenses que acabou Campeão de Portugal nas meias-finais .
CAMPEÃO DO ALGARVE
Olhanense
26.º CAMPEONATO DISTRITAL
A prova começou em setembro de 1946 e o Olhanense mais uma vez na qualidade de Campeão do Algarve teve acesso direto à Primeira Divisão Nacional.
O Desportivo de Faro, resultou da tentativa de fusão do Sporting Clube Farense com o Sport Lisboa e Faro, que este recusou, seguindo-se a união com o Estoril e Faro, clube com pergaminhos na formação de jogadores e mudança de nome para Clube Desportivo de Faro, que existiu entre 1 de Abril de 1946 e 1 de Setembro de 1948, período após o qual o principal emblema da capital algarvia retornaria ao nome original.
1ª DIVISÃO DISTRITAL
Boa Esperança Atlético Clube Portimonense
Clube Desportivo de Faro
Louletano Desportos Clube
Lusitano Futebol Clube (Vrsa)
Portimonense Sporting Clube
Sporting Clube Olhanense
JOGOS
CLASSIFICAÇÃO
NOTA: A Associação homologou a classificação em baixo apresentada, que só tem explicação se o Desportivo de Faro tivesse sido desclassificado e com os pontos conquistados a serem retirados e entregues aos seus adversários.
CAMPEÃO DO ALGARVE
Olhanense
(Acesso à 1ª Divisão Nacional)
2ª DIVISÃO DISTRITAL
BARLAVENTO
EQUIPAS
Clube Futebol Marítimo Lacobrigenses
Esperança Futebol Clube (Lagos)
Sport Lisboa Lagos
Sporting Glória ou Morte Portimonense
Silves Futebol Clube
JOGOS
CLASSIFICAÇÃO
VENCEDOR BARLAVENTO
Silves FC
SOTAVENTO
EQUIPAS
Atlético Desportivo Olhanense
Sport Lisboa Faro
Sport Lisboa Fuzeta
JOGOS
CLASSIFICAÇÃO
VENCEDOR DO SOTAVENTO
Atlético Olhanense
FINAL
(Faro - 27/04/1947)
Atlético Olhanense 1 - Silves FC 4
VENCEDOR DA 2.ª DIVISÃO
Silves FC
JOGOS DE APURAMENTO
MANUTENÇÃO / DESCIDA
Os jogos de passagem entre o último classificado da 1.ª Divisão Distrital (Desportivo de Faro) e o Campeão da 2.ª Divisão Distrital (Silves) apuravam a equipa que iria disputar a 1.ª Divisão Distrital na época seguinte
(1.º Jogo - Silves - 15/06/1947)
Silves 5 - Desportivo Faro 3
(2.º Jogo - Loulé - 29/06/1947)
Desportivo Faro ? - Silves ?
Derrota administrativa atribuída ao Silves no segundo jogo, por Parecer da FPF, no entanto, em face das alterações aos Campeonatos Nacionais da 1ª e 2ª Divisão e como diversas equipas algarvias iam estar inseridas nessas competições dispensando o Campeonato Distrital, os Jogos de Passagem foram anulados por falta de enquadramento competitivo e Desportivo de Faro e Silves FC, participaram na 1.ª Distrital na época seguinte.
APURADOS PARA A 1.ª DIVISÃO DISTRITAL 1947/48
Silves FC e Desportivo
2.ª DIVISÃO NACIONAL
(9ª Edição)
A 2ª Divisão Nacional 1946/1947 teve o seu início em janeiro de 1947 e foi a última vez que apresentou este modelo com tantas séries distribuídas por Associações Distritais.
Série 16
História dos Campeonatos de Futebol em Portugal, 1946 a 1954 Giusepe Giorgio
No Campeonato Nacional da 2ª Divisão da temporada de 1946/47, foi o SC Braga que se sagrou Campeão, com o Lusitano FC foi a terminar na 2ª posição, garantido, todavia a subida ao primeiro escalão do futebol português, no jogo de passagem com o Famalicão (o 13º classificado da 1º divisão).
História dos Campeonatos de Futebol em Portugal, 1946 a 1954 Giusepe Giorgio
CAMPEÃO
Sp. Braga
1ª DIVISÃO NACIONAL
(9ª Edição)
- Equipas Algarvias -
Olhanense
VENCEDOR
Sporting
JOGO DE PASSAGEM
Jogo entre o penúltimo classificado da 1.ª Divisão e o segundo classificado da 2.ª Divisão que apurava a equipa que na época seguinte iria disputar a divisão principal.
Lusitano VRSA(2D) 3 - Famalicão(1D) 2
(Estádio do Lumiar- 6/Jul/1947 - Lisboa)
APURADO PARA A 1.ª DIVISÃO
Lusitano VRSA
TAÇA DE PORTUGAL
Não se disputou devido a constrangimentos de calendário