Basquetebol

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

O Basquetebol no Portimonense entre 1959 e 1966 (1)

António Feu após 8 anos de basquetebol como jogador ao serviço do Sporting Clube de Portugal regressou a Portimão para ser o obreiro do grande desenvolvimento que o basquetebol no Portimonense conheceu neste período.

No Sporting, chegou a ser capitão de equipa e ombreou com grandes nomes da modalidade na segunda metade dos anos 50, vencendo pela equipa leonina várias competições regionais e nacionais. Jogador de baixa estatura (1.72m) para a modalidade, acabou por se revelar exímio como organizador de jogo e marcador de pontos, atributos que lhe valeram inclusive várias chamadas à seleção nacional.

No regresso a casa, em 1959 a sua enorme aptidão para o desporto, a experiência adquirida e o grande gosto pela modalidade, rapidamente se tornaram pretexto para com a ajuda do professor Mário Lemos fundar uma escola de mini-basquetebol no Portimonense que chegou a movimentar cerca de 150 atletas e de onde saíram os jogadores que alinharam durante os anos seguintes no clube e na região.

(entrevista 1959)

 

Em conversa com o próprio António Feu e ao contrário do que se esperava na entrevista em cima, foram os seniores os primeiros a entrar em competição (1959/1960) e não a formação.

António Feu deparou-se naturalmente com o problema no inicio da escola de ainda não haver muitos miúdos e os que haviam terem muito para aprender.

Foi então que alguns dos antigos atletas à mistura com alguns aficionados pelo basquetebol tentaram convencer António Feu a formar e a treinar uma equipa de Seniores Masculinos por forma a motivar e incentivar os mais jovens a aderirem à recém criada escola da modalidade.

Até algum tempo atrás, e desde o inicio dos anos 50, após a construção do primeiro Ringue, José do Carmo Ribeiro, Luiz Cabrita e Jorge Cartaxo tomaram conta da secção que chegou a ter vários atletas em seniores, não sei se entraram em competições oficiais ou se apenas disputavam torneios e faziam jogos de convívio, nem sei se em 1959 na altura do inicio da escola criada por António Feu a modalidade ainda funcionava ou se estava parada.

O certo é que o desafio foi aceite e o Portimonense inscreveu em 1959/1960 uma equipa de seniores masculinos nas competições oficiais.

António Feu desvinculou-se do seu Sporting e formou uma equipa na qual era treinador e jogador juntamente com um punhado de antigos atletas do clube que ainda hoje recorda carinhosamente como os "veteranos".

(carta enviada após a desvinculção com o Sporting CP)

 

Supõe-se que tenha sido a primeira vez que uma equipa do Portimonense tenha competido oficialmente em campeonatos e foi o inicio deste ciclo de existência do Basquetebol no Portimonense que viria a durar até 1966.

Nas épocas seguintes já teriamos também equipas de infantis, juniores e femininos a competir, todas conseguirem alguns resultados de relevo e titulos para o clube. 

 

Webgrafia:
www.facebook.com
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
661