O Portimonense termina a 1ª Divisão Distrital em 3.º lugar, e a seguir faz uma excelente campanha na 2.ª Divisão Nacional, participando também pela vez na Taça de Portugal.
Apesar do Campeonato de Juniores já se disputar em Portugal desde 1938/39, esta época é a primeira em que há registos do Campeonato de Juniores no Algarve, o qual contou com a presença dos alvinegros e mais 9 equipas.
Com a vinda do conceituado treinador húngaro Lipo Herczka, que havia vencido a I Liga em três épocas consecutivas (35/36 a 37/38), ao serviço do Benfica, o Portimonense ganhou asas para outros voos.
O notável trabalho produzido por este técnico que faleceria em Montemor-o-Novo, sendo depositadas flores na sua campa em várias deslocações do Portimonense àquela localidade alentejana e a qualidade de alguns jogadores renderia os seus frutos, com a equipa a participar na fase final do campeonato nacional da II Divisão em 45/46.
A turma de Portimão venceu a série 16 da II Divisão, somando por vitórias os oito jogos disputados e nas meias-finais do grupo D bateu o Luso de Beja, em Setúbal, por 2-0, para, na final, superar o Sporting Elvense, no campo da CUF, no Barreiro, por 4-1, e garantiu o direito de disputar o acesso ao patamar superior do futebol Português.
Estoril, que se sagrou campeão, com nove pontos, Famalicão (segundo classificado) e União de Coimbra (terceiro) foram os adversários do Portimonense.
Ficou um sabor amargo, no final do torneio, pois o Portimonense mostrou bom futebol e só não conseguiu melhores resultados devido a alguma infelicidade diante do Famalicão, em casa, esteve a ganhar por 2-0 e perdeu por 2-3, com um golo na própria baliza do defesa Pintado a precipitar a reviravolta, e em Coimbra, frente ao União, uma arbitragem muito contestada, do portuense Vieira da Costa, esteve na origem da derrota, por 3-2.
COMPETIÇÕES
DISTRITAL ALGARVE
25º Campeonato Distrital
1ª Divisão
2ª Divisão
Barlavento
Sotavento
Final
Eliminatória de subida/manutenção
Jogos de apuramento
Campeonato Distrital de Juniores
Grupos
Finais
NACIONAIS
Primeira Divisão (8ª Edição)
Campeonato
Segunda Divisão (8ª Edição)
Fase de Grupos
Eliminatórias
Final em grupo de 4 equipas
Jogo de Passagem
Eliminatória
Taça de Portugal (8ª Edição)
Eliminatórias
Campeonato Nacional de Juniores(Sporting vencedor)
CAMPEONATO DISTRITAL JUNIORES
É o primeiro registo do Campeonato Distrital nesta categoria, com as equipas a serem divididas em 3 zonas geográficas.
Não se sabe se o Olhanense na qualidade de Campeão Algarvio terá participado no Campeonato Nacional de Juniores.
CAMPEÃO DO ALGARVE
Olhanense
25.º CAMPEONATO DISTRITAL
O Campeonato Distrital continua a ser dividido em 1.ª e 2.ª Divisão.
A 1.ª Divisão foi disputada por 5 clubes do Sotavento, e pelo Portimonense do Barlavento.
O Glória de VRSA foi eliminado das competições e o Louletano ao abrigo dos estatutos chamado pela AF Algarve para ocupar a vaga na 1ª Divisão Distrital.
A 2ª Divisão foi dividida em Barlavento, com 6 equipas enquanto no Sotavento apenas se inscreveu o GD Estoril e Faro ficando desde logo apurado vencedor da zona para a final frente ao representante do Barlavento.
1.ª DIVISÃO
EQUIPAS
Louletano Futebol Clube
Lusitano Futebol Clube (VRSA)
Sport Lisboa Faro
Portimonense Sporting Clube
Sporting Clube Farense
Sporting Clube Olhanense
JOGOS
CLASSIFICAÇÃO
CAMPEÃO DO ALGARVE
Olhanense
2.ª DIVISÃO
BARLAVENTO
EQUIPAS
Boa Esperança Atlético Clube Portimonense
Clube Futebol Marítimo Lacobrigenses
Esperança Futebol Clube (Lagos)
Sport Lisboa Lagos
Sporting Glória ou Morte Portimonense
Silves Futebol Clube
JOGOS
CLASSIFICAÇÃO
VENCEDOR BARLAVENTO
Boa Esperança
SOTAVENTO
EQUIPAS
Grupo Desportivo Estoril e Faro
VENCEDOR SOTAVENTO
Estoril e Faro
FINAL
(Faro - 1/1/1946)
Estoril e Faro 1 - Boa Esperança 1
(Após prolongamento)
Estoril e Faro 1 - Boa Esperança 4
VENCEDOR DA 2.ª DIVISÃO
Boa Esperança
JOGOS DE APURAMENTO
MANUTENÇÃO / DESCIDA
(1.º Jogo)
SL Faro 4 - Boa Esperança 1
(2.º Jogo)
Boa Esperança 3 - SL Faro 0
Os jogos de passagem entre o último classificado da 1.ª Divisão Distrital (SL Faro) e o Campeão da 2.ª Divisão Distrital (Boa Esperança) apuravam a equipa que iria disputar a 1.ª Divisão distrital na época seguinte.
APURADO PARA A 1.ª DIVISÃO DISTRITAL 1946/47
Boa Esperança
SEGUNDA DIVISÃO NACIONAL
(8ª Edição)
O formato da prova esta época sofre uma alteração, com os 4 finalistas após as eliminatórias terem pela frente uma fase final de poule a quatro equipas.
Mas a principal novidade, passa pelo facto do Campeão a partir desta época a ser apurado automaticamente para a 1ª Divisão da época seguinte e o 2º classificado a poder disputar um jogo de passagem com o penúltimo classificado da primeira divisão da presente temporada.
A possibilidade de acesso à divisão principal na época seguinte é a grande alteração nesta edição, constituindo um estímulo para os clubes de segundo plano.
Assim sendo, no final desta edição de 1945/46 da 2ª Divisão, ficam logo conhecidos os dois primeiros clubes a disputar a 1ª Divisão da próxima época, mesmo antes dos restantes 12, para completar as 14 equipas para o Campeonato nacional da 1ª Divisão.
Estoril-Praia Campeão da 2.ª Divisão e Famalicão que com o 2º lugar conquistado na fase final, jogou o jogo de passagem contra o primodivisionário Boavista, a quem vence por 3-2.
Com o Olhanense, Campeão do Algarve apurado para disputar a I Divisão Nacional, a representação algarvia na Série 16 ficou entregue a Lusitano, Farense, Portimonense, SL Faro da Primeira Divisão Distrital e ao Boa Esperança, o vencedor da 2.ª Divisão Distrital que ocupou o lugar do Louletano.
- Série 16 -
EQUIPAS
Lusitano (VRSA)
Farense
SL Faro
Portimonense
Boa Esperança
2.ª FASE
História dos Campeonatos de Futebol em Portugal, Giusepe Giorgio
FASE FINAL
História dos Campeonatos de Futebol em Portugal, Giusepe Giorgio
CAMPEÃO
Estoril Praia
PRIMEIRA DIVISÃO NACIONAL
(8ª Edição)
- Equipas Algarvias -
Olhanense
O campeonato da 1º Divisão manteve as 12 equipas, mas foi alargado aos representantes do Alentejo, pela AF Portalegre (1 equipa) e de Aveiro (1 equipa), as outras associações representadas foram, a AF Algarve(1), AF Braga(1), AF de Lisboa (4 equipas), AF do Porto (2 equipas), AF de Coimbra (1 equipa) e AF de Setúbal (1 equipa)
Nesta época e a partir daqui, o último classificado sai automaticamente da 1ª Divisão por troca com o Campeão da 2ª Divisão e o penúltimo vai disputar um jogo de passagem com segundo classificado da Segunda Divisão.
CAMPEÃO
Belenenses
JOGO DE PASSAGEM
Jogo entre o penúltimo classificado da 1.ª Divisão e o segundo classificado da 2.ª Divisão que apurava a equipa que na época seguinte iria disputar a divisão principal.
Famalicão(2D) 3 - Boavista(1D) 2
APURADO
Famalicão
TAÇA DE PORTUGAL
(8ª Edição)
- Equipas Algarvias -
Olhanense
Portimonense
Clubes com acesso a disputar os oitavos de final da Taça de Portugal:
Os participantes na I Divisão
Os 4 finalistas da Fase Final da II Divisão
FINAL
VENCEDOR
Sporting CP