Clube

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

RAMOS

Fernando da Costa Ramos, nasceu em Lisboa a 8 de Abril de 1940, representou o Portimonense durante 11 épocas como jogador na equipa principal e depois continuou a sua carreira no clube como treinador das camadas jovens.

Ainda júnior, a convite do internacional Feliciano,  que aceitara o convite do Benfica e Castelo Branco para ser o treinador da equipa principal, transferiu-se para esta equipa que disputava a II Divisão Nacional onde actuou as suas primeiras 5 épocas como profissional.
Quando em 1964/65 juntamente com o Saraiva, o treinador/jogador do Benfica e Castelo Branco, foram convidados para vir representar o Portimonense, decidiu acompanhá-lo, seguindo assim mais uma vez um treinador para continuar a sua carreira.
 
Deu então inicio a 11 épocas consecutivas ao serviço do nosso clube até final da carreira de jogador, acabando por se radicar definitivamente em Portimão onde se casou e onde nasceu o seu filho.
 
Em Portimão perdeu o estatuto de profissional e passou a amador, trabalhando num emprego que o clube lhe arranjou.
 
Atingiu rapidamente a titularidade que manteve nas épocas que esteve no Portimonense, tendo sido muitas vezes capitão de equipa.
 
Em 64/65 o Portimonense vai ganhar a Faro por 4-0 com 2 golos de Ramos
 

No campo do Lusitano de Évora
 

 
Joaquim Augusto:
"É verdade que foram muitos anos com a camisola do Portimonense e sobre tudo muito bom jogador, foi ele que marcou o primeiro golo contra o Benfica em 66 ! Uma pessoa muito simpática, amado por todos em Portimão."
 
Luís Galvanito:
"Parabéns por esta iniciativa ao jeito de homenagem ao Ramos que é muito justa e à qual me associo. O Ramos, foi um dos meus primeiros treinadores, um bom Homem, um bom Amigo e um grande Portimonense que recordo com muita saudade."
 
Ainda foi aliciado durante a sua carreira pelo U.Tomar, mas o alto preço pela transferência pedido pelo Portimonense inviabilizou o negócio.
 

Fernando Sousa:
"Um grande amigo e, um grande e humilde jogador."

Carlos Silva:
"Médio centro, toda a carreira o conheci no Portimonense. Só podia ser porque tinha uns pezitos de ouro lia muito bem o jogo, rápido a pensar, não existem no futebol muitos médios centros como ele, bom homem , bom colega, muito brincalhão mas também um pouco tímido, mas não lhe pisavam os calos..."

 
Com Mário Nunes a iniciar a época de 1975/76 como treinador do Portimonense, acertaram que o Ramos já não tinha condições para continuar como jogador e a então direção do Portimonense convidou-o para treinar as categorias de formação, que ele aceitou e exerceu durante os anos seguintes.
 

JUVENIS
 

INICIADOS 76/77
 

CAMPEÕES DO ALGARVE EM JUVENIS 1978/79
 

Crónica do jornal Barlavento que em março de 1980 fazia noticia dos juvenis do Portimonense que sob o comando de Ramos caminhava a passos largos para se tornar BI Campeão do Algarve, o que viria a suceder
 

No dia 1 de Novembro de 1976, teve lugar no Estádio do Portimonense, um jogo de homenagem entre o Portimonense e uma seleção de brasileiros a jogar no Portimonense e noutras equipas em Portugal:

Seleção de Brasileiros: Hilton, Airton, Sapinho e João Paulo do Portimonense, Edmilson, Zinho, Pereira, e Fernandes do Juv. de Évora, Beiró, Zezé, e Marco Paulo do Esperança de Lagos, Valdir e Farias do Farense, Mirobaldo e Vagner do V. de Setubal.

 
Ramos faleceria ainda com muito para dar a este mundo com 56 anos a 16 de Fevereiro de 1997.
 

 

 

Webgrafia:
www.facebook.com

JOGADORES/PLANTEL/STAFF: Clube

Ramos

Nome: Fernando da Costa Ramos
Nacionalidade: Português
Nasceu: 08-05-1940
Faleceu: 16-02-1997
Fruto de residir perto do Estádio do Restelo desde muito cedo começou a sua paixão pelo futebol chegando mesmo amiúde a faltar às aulas para ir ver os treinos e servir de apanha bolas.

Quando tinha apenas 10 anos de idade, ingressou na Escola de Jogadores do Belenenses, clube onde se manteve até aos 18 anos.

Ai teve como primeiros instrutores, Fernando Riera e Benitez, sendo depois José do Carmo o responsável pela sua formação como juvenil e júnior.

Arquivos com o Ramos

Card image cap
Portimonense - Belenenses 66/67
Card image cap
Foto de equipa 1972/1973
Card image cap
LUST. ÉVORA X PORTIMONENSE - 1971/72
Card image cap
Festa na sede do Portimonense
Card image cap
1ª mão dos 1/8 Final da Taça de Portugal frente ao Benfica
Card image cap
2ª mão dos 1/8 Final da Taça de Portugal frente ao Benfica
Card image cap
Um conjunto de 1971/1972
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
281