Clube

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

RUI ÁGUAS

Rui Águas começou a sua carreira no modesto Sesimbra, rumou depois ao Atlético da "Tapadinha", sendo contratado pelo Portimonense presidido por Manuel João no inicio da época de 1983/84.

Com ele chegaram vários reforços de peso como, Cadorin, Balacó, Vitor Oliveira, Pedroto, Barão, Simões, Luis Saura, Nelson, Niromar, Freitas, João Gouveia, Lúcio e o treinador Manuel José.

Sob a orientação de Manuel José, rapidamente começou a mostrar as qualidades que fariam dele uma das maiores estrelas do futebol português. Um ponta de lança como poucos, inteligente nas desmarcações, exímio no jogo de cabeça, grande  sentido de posicionamento na área e na forma como se preparava para o último toque, onde era quase sempre eficaz.

Foi em Portimão que se estreou na divisão maior do Nacional como jogador profissional. O seu primeiro jogo de alvinegro foi no Estádio 25 de Abril em Penafiel contra a equipa local com o amargo sabor da derrota, 1-0 na 2.ª jornada (03/09/1983).

Estreou-se a marcar em campeonatos oficiais com um bis na vitória do Portimonense frente ao Sp. Espinho por 3-0 no no Campo do Portimonense ( 21.ª jornada a 11/03/1984).

Jogou duas épocas em Portimão, em 1983/84 fez 26 jogos e 3 golos e na época seguinte, em 1984/85 apontou 7 golos em 20 partidas, ajudando o clube a conseguir o quinto posto na I Divisão Nacional, ainda hoje a melhor posição de sempre do Portimonense e que garantiu a estreia na Taça UEFA na época seguinte.

Foi também ao serviço do Portimonense na sua última temporada (1984/85) que teve a sua primeira internacionalização na Seleção Nacional A num encontro frente à Itália em Março de 1985.

Os "grandes de Portugal" que já seguiam a carreira do promissor atleta acabaram inevitavelmente por vir pescar em águas algarvias, recaindo a escolha no Benfica cuja transferência envolveu em sentido inverso a cedência de Pita e Nivaldo ao Portimonense.

Como curiosidade, refira-se que enquanto jogador do Portimonense defrontou por quatro vezes o Benfica (quatro derrotas) e o único golo nestes jogos, conseguido pelo Portimonense foi da sua autoria numa partida disputada no Estádio da Luz (07/10/1984) que perdemos por 5-1, com Rui Águas a reduzir para 2-1 em cima do intervalo.

Jogador profissional de futebol entre 1983 e 1995

Clubes representados: Portimonense SC, SL Benfica, FC Porto, E. Amadora e  Regianna de Itália

Jogos / Golos

292 jogos e 121 golos no Campeonato Nacional
31 jogos e 10 golos na Seleção Nacional
 
Títulos:
4 Campeonatos Nacionais
3 Taças de Portugal 
Melhor marcador - Campeões Europeus (1988) e Campeonato Nacional (1991)
Finalista da Taça dos Campeões Europeus: Benfica X PSV (Estugarda 1988)
Fase Final do Campeonato do Mundo em 1986
Fase Final do Campeonato do Mundo em 1990
Fase Final do Campeonato do Mundo em 1994
Fase Final do Campeonato da Europa 1988
Fase Final do Campeonato da Europa 1982
 
 

 

Em 1996, ficou ligado à estrutura técnica da FP de Futebol e mais tarde enveredou pela carreira de treinador, orientando equipas como o Estoril, Vitória de Setubal e a seleção de Cabo Verde.

 

Webgrafia:
www.facebook.com
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
196