Em Janeiro de 2007, foram apresentados novos equipamentos que traziam um emblema diferente da tradicional águia sobre o escudo e as iniciais PSC entrelaçadas defenidos desde os estatutos elaborados em 1923.
Na altura, a direção do clube de forma a padronizar e dar uma imagem mais moderna ao simbolo que é a marca do clube e aproveitando o lançamento de equipamentos de um novo fornecedor, apresentou um novo emblema adoptando a Águia de Bonelli (uma espécie autóctone do sul de Portugal) substituindo a águia dourada de espécie indiferenciada no topo, arrendondando os bordos superiores do escudo, colocando de forma legivel e em dourado o nome PORTIMONENSE que identificava o clube e finalmente trocando as inicias PSC por um padrão de listas verticais a preto e branco.
Esta mudança radical, discutida posteriormente em Assembleia Geral a 22 de fevereiro de 2007 gerou controvérsia e a oposição de alguns sócios porque ia contra os estatutos do clube, que são claros sobre o símbolo: "a águia sobre o escudo e as iniciais PSC entrelaçadas".
Sem tempo para alterar os estatutos e perante esta situação foi necessário redesenhar o simbolo, repondo as iniciais PSC entrelaçadas num fundo branco e preto dividido ao meio, em vez das listas verticais.
O novo simbolo que se mantém até hoje, foi oficialmente apresentado três dias depois a 25 de fevereiro de 2007, no estádio, através de uma lona gigante colocada no relvado numa partida frente ao Vizela.

Mas... os novos equipamentos estavam feitos, o simbolo estampado era o que tinha as listas verticais e não se encontrando solução para substituir os equipamentos o Portimonense acabou por usar este emblema ao peito durante alguns meses até agosto de 2007.

Final da Taça da AF Algarve - 25/04/2007 - Portimonense 3 Louletano 1
Um emblema que nunca foi oficial mas que ficará para sempre ligado à nossa história
Fonte: Artigo de Dário Guerreiro no Blog do Portimonense