Clube

PARTILHE AS SUAS FOTOS [arquivos@portimonense.pt]

GILBERTO

Considerado um dos melhores avançados algarvios de todos os tempos, Gilberto saiu diretamente do Sporting Glória ou Morte Portimonense, da 2ª Divisão Regional do Algarve, para o Belenenses, um dos "grandes" da 1ª Divisão nacional.

Nos azuis do Restelo, Gilberto demorou algum tempo a chegar á primeira equipa por força da grande qualidade do ataque belenense da altura, que contava com nomes como Artur Quaresma e José Pedro, futuros campeões nacionais.

A melhor fase de Gilberto no Belenenses foi em 41/42,quando foi titular pelos azuis na final da Taça de Portugal ganha ao Vitória de Guimarães por 2-0,com um golo do algarvio, e na época seguinte,1942/1943,quando marcou 26 golos em 22 jogos com um recorde de 7 golos numa partida que terminou com uma goleada histórica do Belenenses sobre o Vitória de Guimarães: 12-0.  




Gilberto na capa da revista Stadium, quando ainda representava o Belenenses.

De volta a Portimão, Gilberto ingressa no Portimonense, para ser uma das principais figuras da equipa da segunda metade dos anos 40 e início dos 50.


Gilberto,em baixo,ao centro,no Portimonense nos anos 40

Nos alvi-negros, Gilberto foi várias vezes o melhor marcador da equipa e contribuiu para grandes campanhas do clube na 2ª Divisão,tendo ficado diversas vezes muito próximo da subida ao primeiro escalão do futebol nacional, como em 1945/1946, 1946/1947 ou 1948/1949. 

Gilberto,o 7º em baixo,da esquerda,no Portimonense em um jogo em Lagos contra o Sport Lisboa e Lagos
ver artigo


Gilberto, o2º em baixo,da direita, na selecção do Algarve em 1950


Gilberto,o 3º em baixo da direita, numa equipa de veteranos do Portimonense

Fonte: Antigas Glórias do Futebol Algarvio e Alentejano

Webgrafia:
www.facebook.com
algarvalentejo.blogspot.com
belenensesilustrado.blogspot.com
www.facebook.com
Deixe um comentário no Grupo de Facebook
ou envie para arquivos@portimonense.pt
 
289